1. banQi
  2. >
  3. Blog banQi
  4. >
  5. Saia das dívidas
  6. >
  7. Educação financeira
  8. >
  9. Empréstimo para quitar dívidas: vale a pena ou não?

Empréstimo para quitar dívidas: vale a pena ou não?

por banQi | data de publicação: 31/07/2022 | Saia das dívidas , Educação financeira

Se tem uma coisa certa no Brasil, é que poucos têm o privilégio de viver fora do vermelho. Ainda mais com a grana curta e muita conta pra pagar. Aí, não tem jeito! A situação aperta e é preciso buscar saídas pra ficar em dia. O empréstimo para quitar dívidas é uma delas, desde que seja bem usado.

E num país em que 28% das famílias tinham contas atrasadas em maio de 2022  — segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor —, não dá pra vacilar. Então, se for pegar dinheiro emprestado pra pagar dívida, a gente te ajuda a saber se vale a pena. Só vem!

Quando o empréstimo pra quitar dívidas é um bom negócio?

A resposta é simples: sempre que o valor do novo débito couber no bolso e for menor do que o do antigo. Pois de nada adianta fazer um empréstimo para quitar dívidas e ter que gastar mais no final, criando uma bola de neve. 

Mas é só isso? Claro que não! Existem outros fatores a se considerar antes de tomar essa decisão e você vai conhecer eles aqui. 

Nome sujo (negativado)

Estar com o nome sujo no Brasil não é exclusividade. Em abril de 2022, de acordo com a Serasa, 66 milhões de pessoas no país viviam negativadas. Ou seja, com acesso limitado a serviços de crédito.

Se você tá entre essa galera, ou próximo disso, pegar um empréstimo para quitar as dívidas pode ser uma boa. A ideia é negociar todos os débitos e pagar os valores à vista pra aproveitar descontos.

Assim, além do seu nome ficar longe da lista de inadimplentes, você concentra a dívida num lugar só, com uma taxa de juros única e provavelmente mais baixa.   

Juros do empréstimo menor do que o da dívida

A regra é clara: se o juros do novo débito for menor do que o do anterior, o empréstimo para quitar dívida vale a pena. Por exemplo: o cartão de crédito tem um juros anual de até 350% ao ano, enquanto o Empréstimo Pessoal do banQi é de até 11%.

Saiba mais sobre o empréstimo pessoal no banQi

Em outras palavras, trocar uma dívida pela outra gera uma bela economia. A dica é ver quais empréstimos estão disponíveis pra você e escolher o que tem o menor Custo Efetivo Total (CET) — que é o valor final do empréstimo com todas as taxas embutidas, inclusive o juros.

Urgência da dívida

Ficar endividado causa perda de sono, ansiedade e outros sentimentos negativos. É o que afirma uma pesquisa do SPC e da Conferência Nacional de Dirigentes Lojistas. 

Por isso, se você tem uma dívida urgente mexendo com a sua cabeça, como contas de água e luz acumuladas, pegar um empréstimo para sair do vermelho pode ser a solução. 

Mas não faça nada por impulso. O importante é manter a calma e aproveitar as melhores condições para resolver o problema e ficar com a consciência tranquila.

Menor tempo pra pagar a dívida

 O empréstimo pra quitar dívida também vale a pena quando reduz o tempo de endividamento. Se você tem um débito parcelado em 32 vezes, por exemplo, pode pegar uma grana emprestada em menos parcelas, pagar a dívida antiga à vista e a nova num prazo menor. 

Mas se liga: as novas parcelas devem caber no seu bolso e não comprometer mais que 30% do seu orçamento mensal. Desse jeito, você fica mais perto de conseguir pagar tudo sem passar sufoco.      

O que evitar ao pegar empréstimo pra quitar dívidas

Nem tudo são flores na hora de pegar um empréstimo pra quitar dívidas. Fraudes, falta de planejamento financeiro e juros abusivos são alguns dos problemas mais comuns. Mas tem como evitar isso e a gente te dá uma força.

Instituições financeiras e pessoas duvidosas

Não caia no conto do vigário. Apesar de existirem muitos negócios que oferecem empréstimos, é preciso filtrar quais são realmente confiáveis. Por isso, opte por instituições regulamentadas pelo Banco Central (BC).

Agiotas, ofertas muito atrativas, empresas que pedem qualquer tipo de depósito adiantado e não realizam checagem de crédito são sempre furadas e podem te causar muitos prejuízos.

Taxas de juros abusivas

Atire a primeira pedra quem nunca fez besteira ao precisar de grana. O desespero bate, as contas acumulam e a gente pega a primeira solução que aparece. Mas é justamente aí que mora o perigo.

Não adianta conseguir um empréstimo para quitar dívidas só porque o valor é bom, ou a liberação é rápida, se os juros forem super altos. O melhor caminho é simular a operação e ver se a taxa acompanha a média mensal estabelecida pelo BC. Se estiver acima, fuja.

Não considerar outros caminhos

Por mais que o empréstimo para quitar dívidas seja bacana, nem sempre ele é necessário. Às vezes, colocar os pés no chão, apertar o cinto e reorganizar o orçamento basta. Com menos gastos, sobra mais grana no final do mês e pode ser possível pagar tudo sem precisar pegar crédito. 

Curtiu o texto? Bora ficar no azul e conta com a gente pro que precisar: seja uma graninha emprestada ou mais dicas sobre esse e outros assuntos!

compartilhe

Posts relacionados

Dicas para sair do vermelho

Dicas para sair do vermelho

Ficar com o nome sujo pode trazer dificuldades para a vida de qualquer pessoa.

Juro rotativo: saiba o que é e como fugir dessa ‘armadilha’

Juro rotativo: saiba o que é e como fugir dessa ‘armadilha’

07/08/2023

Entenda como funciona o juro rotativo do cartão de crédito, um dos mais altos do mercado

Lançamos um curso gratuito para você!

Lançamos um curso gratuito para você!

Falar de dinheiro não pode mais ser tabu! Vem com a gente e com a Dina conhecer mais sobre o u ...

Vem conhecer o conteúdo que fizemos pensando em você.