1. banQi
  2. >
  3. Blog banQi
  4. >
  5. Controle gastos
  6. >
  7. Como diminuir sua fatura do cartão de crédito em dois meses?

Como diminuir sua fatura do cartão de crédito em dois meses?

Saber como diminuir a fatura do cartão de crédito é a vontade de muita gente que não está conseguindo pagar o valor total dos gastos com cartão ou que não quer ter problemas com esse recurso, que é muito útil para compras, por exemplo.

Se a fatura do seu cartão está alta demais para o seu bolso, é hora de pensar em possibilidades para diminuir os valores cobrados. Tem como reduzir as cobranças e fazer o valor da fatura caber no orçamento, sem abrir mão do uso do cartão. Veja a seguir!

Afinal, como reduzir o valor da fatura do cartão?

Diminuir o valor da fatura do cartão de crédito é menos difícil do que pode parecer. Existem algumas pequenas atitudes que podem ajudar a reduzir essa cobrança. Confira as principais dicas.

1. Planeje seus gastos

O planejamento e controle de gastos e ganhos é o primeiro passo para começar a reduzir o valor da fatura, sem precisar deixar o cartão de lado. Até porque ele ajuda na compra de itens de maior valor e nos parcelamentos.

Apesar de ser útil, ele deve ser usado com planejamento. Por isso, antes de passar o cartão, sempre tente pensar no objetivo daquela compra, se ela é realmente necessária e se não dá para usar outro meio de pagamento, como o PIX ou débito.

O ideal é usar o cartão de crédito em compras planejadas e nas quais não é possível pagar à vista, como na compra de um computador, celular ou televisão, por exemplo.

2. Reajuste o limite do cartão

O limite do cartão serve, justamente, para definir até quanto é possível gastar com ele, todo mês. Quanto menor for esse limite, menos compras vai dar para fazer ou menor será o valor delas.

Então, sempre deixe um limite de cartão que tenha a ver com a sua realidade financeira. Ele não precisa ser mais alto do que o valor do seu salário, por exemplo. E se a fatura já estiver alta demais, é hora de diminuir esse limite para não aumentar ainda mais os gastos do mês.

3. Antecipe as parcelas

A antecipação de parcelas é uma boa saída para diminuir o valor da fatura, pois permite pagar antes valores que seriam cobrados em outras faturas que ainda seriam cobradas. Com isso, dá para diminuir e até zerar o valor dessas contas futuras.

É bom lembrar que, para fazer a antecipação, é preciso ter dinheiro para pagar a fatura no momento em que o pedido é feito. 

Por exemplo: você tem duas parcelas, de R$ 100 cada uma, a serem cobradas em dois meses. Caso você tenha R$ 200 na conta bancária e queira antecipar as parcelas, consegue pagar o total na fatura de um mês só. Isso vai deixar sua fatura seguinte zerada, dando um respiro nas contas.

4. Opte por uma data de vencimento próxima ao recebimento

A data de vencimento da fatura é aquele prazo final para quitar todos os valores que foram usados com o cartão de crédito. Então é sempre bom ter dinheiro suficiente na conta para fazer o pagamento total desta conta.

Só que pode acontecer, por exemplo, de uma pessoa receber o salário no último dia útil do mês e o vencimento da fatura ser só no dia 15 do mês seguinte. São duas semanas de diferença e o dinheiro pode ir embora até a data de quitar a fatura.

Por isso, nesse caso, seria bom deixar a data de vencimento para mais perto do recebimento do salário, com poucos dias de diferença. Assim, é possível fechar a fatura e já pagar o total em seguida.

Isso evita gastar o dinheiro que seria para pagar a fatura, o que poderia causar o parcelamento desse saldo e, por fim, o aumento das faturas seguintes. 

Outra opção de recurso para parcelar as compras é o crediário. Veja qual vale mais a pena: se o carnê ou o cartão de crédito!

compartilhe

Posts relacionados

Como ser aprovado para conseguir um empréstimo pessoal?

Como ser aprovado para conseguir um empréstimo pessoal?

Entenda como você pode conseguir um empréstimo pessoal, inclusive online

Qual é a taxa de juros do empréstimo pessoal?

Qual é a taxa de juros do empréstimo pessoal?

Entenda como funciona e saiba calcular para escolher a melhor opção para seu bolso

Veja como evitar o endividamento para não ter problemas

Veja como evitar o endividamento para não ter problemas

30/08/2023

Veja como você pode evitar o excesso de dívidas e a inadimplência

Vem conhecer o conteúdo que fizemos pensando em você.